A importância do networking

A importância do networkingSabe a famosa ideia de que duas cabeças pensam melhor do que uma? Pois é, isso representa basicamente o networking. A palavra inglesa que significa rede de contatos para trabalho é mais do que fazer amigos na empresa.

Manter uma rede de contatos profissionais serve para agregar conhecimento e trocar experiências. Cada colega possui uma vivência única no mercado de trabalho que em um descontraído bate-papo pode ensinar e muito. Afinal, é impossível aprender tudo por experiência própria.

Esses contatos ainda são essenciais na busca de emprego. Algumas empresas valorizam muito a indicação feita pelos funcionários de conhecidos, pois tendem a serem candidatos confiáveis.

Fora que conversar com alguém sobre o mercado de trabalho é mais produtivo do que conversar com a família sobre as mesmas coisas. Embora nossos familiares até gostem de ouvir e falar sobre o nosso trabalho, só quem é da área entende como ela funciona.

Como estender a rede

Para fisgar contatos no mar que é o mercado de trabalho, você realmente precisa estar disponível para pescar.

Não adianta conversar apenas com os colegas da empresa, é preciso ir além. Participe de cursos, palestras, convenções na sua área. Hoje dia existem cursos de recarga de toner, word, contabilidade, redação, etc.

Utilize também a internet a seu favor. Se apresente aos colegas dos seus colegas, diga qual a sua área de atuação, puxe converse, independente do nível hierárquico. Contatos profissionais são indispensáveis para você crescer na carreira, conte com eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *