Reciclagem é feita em menos da metade dos cartuchos de impressão

Menos da metade dos cartuchos de impressoras usados são reutilizados ou reciclados na Europa e Estados Unidos, revela o estudo “2007 Supplies Recycling: US and Europe“, da InfoTrends. Os fabricantes de equipamentos originais dão enfoque à venda de novos produtos para lucrarem mais e, com isso, dificultam o alcance das metas ambientais.

Além disso, algumas empresas “reciclam” os cartuchos quebrando-os, no intuito de evitar a reutilização dos mesmos e diminuir seu lucro.

O relatório afirma que fabricantes de equipamentos originais (OEM, do inglês original equipment manufacturers) e empresas que reutilizam os cartuchos estão competindo para coletar cartuchos usados.

A coleta é difícil, uma vez que espera-se que os consumidores enviem seus cartuchos usados a empresas que os reutilizem – mas o custo da postagem às vezes excede o valor obtido com o retorno de um cartucho.

Entre os cartuchos reutilizados, 80% dos toners e 86% dos modelos a jato de tinta são jogados no lixo por ser pouco econômico preenchê-los novamente.

Os fornecedores terceirizados coletam 70% mais toners vazios das OEMs e 700% mais de cartuchos a jato de tinta que as próprias OEMs.

Recentemente aplicada, a diretriz Waste Electrical and Electronic Equipment (WEEE) não ajuda os fabricantes que reutilizam os cartuchos, uma vez que os vazios vão para as autoridades locais ou outros centros de reciclagem.

A pesquisa ainda revela que as empresas de reaproveitamento podem reduzir a demanda geral por novos cartuchos em 20%. Se poucos padrões de tamanho e tipo de cartucho, assim como o das pilhas AA, fossem implantados, a reciclagem seria mais fácil, afirma a InfoTrends.

O relatório sugere que alguns fabricantes de impressora, como a Xerox e a Lexmark, começam a perceber que a reutilização é melhor que a reciclagem.

Chris Mellor
Publicada em 24 de julho de 2007

http://idgnow.uol.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *