HP apresenta nova geração de impressoras para empresas

Londres – Empresa apresenta o que considera a tecnologia mais atrativa de impressão já lançada desde a linha LaserJet de 1984.

A Hewlett Packward apresentou, em um evento em Beijing, uma nova tecnologia denominada Edgeline. Trata-se de um modelo de impressora com cabeças de impressão fixas, que utilizam tintas patenteadas de rápida secagem. A linha foi criada especialmente para empresas.

Segundo a HP, a inkjet é tão atrativa quanto a laserjet, mas com custos menores. A empresa espera que essa estratégia a ajude a conquistar uma grande parte do mercado de impressoras multifuncionais (MFPs), somando-se à liderança já existente da empresa no mercado de impressoras para escritórios.

A HP declara que as empresas podem fazer uma economia de 30% com a Edgeline, caso o custo seja comparado ao de uma MFP a laser. Os clientes, contudo, não poderão comprar os aparelhos. As impressoras Edgeline chegarão até as empresas apenas através de contratos de serviço com a HP.

Os clientes pagarão com base nas páginas impressas. São diferentes classificações: cores profissionais, cores gerais de escritório e impressões em preto e branco. As duas primeiras impressoras a utilizar a tecnologia Edgeline serão as multifuncionais coloridas CM8060 e CM8050. A HP ainda não revelou valores.

A HP informa ter investido 1,4 bilhão de dólares nas pesquisas de impressão para a Edgeline. De acordo com o vice-presidente e administrador geral de tecnologia Edgline da HP, Gary Cutler, são utilizadas mais tecnologias patenteadas que a maioria das empresas tem em todo o seu portifólio.

A impressora utiliza uma caixa coberta com válvulas de vácuo, que abastecem os papéis em uma cabeça fixa de impressão – um total de aproximadamente 10 mil bocais. As tintas Vivera, patenteadas e protegidas, contém um agente de união, o que signifca que a tinta seca quase instantaneamente.

De acordo com a HP, as impressoras podem imprimir até 71 páginas por minuto.

A Edgeline HP tem como alvo os negócios que requerem grande volume de impressão, onde estão inclusos os varejistas, industriais e escritórios. Os pequenos profissionais e consumidores provavelmente não sabmurão muito da Edgeline, apesar da HP ter especulado que a tecnologia poderia ser usada por pequenos negócios comerciais de impressão.

*Matthew Broersma é jornalista do Techworld de Londres

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