Redução do "nível de ingresso" das Laser Coloridas

Há menos de 2 anos apenas, as impressoras laser coloridas eram um privilégio caro, um luxo exclusivo de escritórios corporativos com grandes orçamentos e utilizados principalmente em ambientes de grupos de trabalho, para o marketing da imagem da empresa. Entretanto, após a quebra da barreira dos preços menores a U$ 500 (preço médio Brasil, de R$ 4500 a 6500) no final de 2004, podemos dizer que a cor foi “democratizada”e, cada vez mais, pequenas e médias empresas começaram a introduzir impressoras coloridas em seus escritórios.

Tendências do nível de ingresso

De acordo com a pesquisa de Lyra, embora a base instalada o nível de ingresso das coloridas irá crescer para um saudável 17% em 2009, a renda dos suprimentos irá crescer para um extraordinário 37% devido ao elevado uso de consumíveis (isto não será impulsionado apenas pelas máquinas de uso único, mas também novas multi-funcionais que foram feitas sob medidas para o canal das pequenas e médias empresas). Eu sei que o havia dito antes, mas vale a pena repetir: em muitos dos casos de impressoras de preços inferiores a 500 dólares, os consumíveis, comprados em conjunto, custam mais que a impressora. Isto provoca muita bronca dos consumidores e abre a porta para o remanufaturado. Um território ainda não demarcado, o mercado das coloridas do nível de ingresso, oferece grande oportunidade de lucro.

Entretanto, o colorido remanufaturado continua a apresentar desafios. Isto não é apenas por causa do ritmo lento no desenvolvimento de peças e materiais de qualidade, mas também como resultado das expectativas dos clientes não atendidas. Especialistas da indústria concordam que a porcentagem colorida para o mercado de remanufatura esteja atualmente em aproximadamente 3%, dos quais apenas 1% representadas por impressoras do nível de ingresso. Para ajudar a melhorar esta estatística desalentadora, é importante uma melhor compreensão do mercado.

Atualmente, estamos testemunhando a funcionalidade crescente e o menor custo de aquisição das impressoras laser/MFPs coloridas, enquanto fabricantes e varejistas competem por toda fatia importante no mercado SOHO e SMB. Tudo o que você tem a fazer é folhear o jornal de domingo, que você não consegue deixar de ver a grande quandidade de anúncios para a HP, Oki, Samsung e Konica Minolta – todos os importantes concorrentes no mercado rivalizam por esta enorme fatia do bolo.

Participantes e Produtos Mais Importantes

Como é o caso de todo este lento segmento, a HP é o principal participante aqui. Entretanto, mesmo que – de acordo com a Lyra – a HP tenha cerca de 40% do mercado do nível ingresso colorido, existe uma participação crescente de competidores beliscando seu calcanhares. Se você alguma vez quiser saber o que está mudando, faça uma visita ao Office Depot, Best Buy, Fry’s (Plug&Use, Extra) ou qualquer outro grande varejista. Navegação nas prateleiras ou uma rápida Conversa com a equipe de vendas, é a melhor maneira de se ter uma idéia do status do mercado dos últimos lançamentos.

Hewlett-Packard (HP)

Vamos dar uma olhada na HP e sua linha de produtos. Uma das suas ofertas nível ingresso coloridas foi a HP 1500/2500, 4ppm (a reencarnação atual é a HP 2550). Utilizando tecnologia multipassagem, esta foi a primeira impressora colorida da HP comercializada como “substituta da monocromática”, posicionando-a principalmente para usuários das monocromáticas que estavam começando a aprender como utilizar pequenas impressoras coloridas profissionais. De acordo com literatura de marketing da HP, “por $500 você consegue sua impressora colorida de graça” (hoje em dia preço brasil, R$ 1500 a R$ 2500. Logicamente, a HP deliberadamente negligencia a informação ao comprador, de que aquele “grátis” custa cerca de $160 por cartucho colorido. A HP acredita que usuários desta impressora irão imprimir 70-80% de suas páginas em preto.

A HP 2820/2840 é a primeira numa nova tendência de MFPs (multifuncionais) nível Ingresso programada para oferecer AIO (All in One – Tudo em um) com impressão colorida para pequenos clientes de trabalho. A tendência das AIO coloridas é importante para as OEMs, uma vez que as impressoras coloridas de função única caíram para a marca dos $200. Desde que na maioria nos produtos nível ingresso coloridos a cobertura de páringas é baixa (devido à impressão predominantemente monocromática. Para aumentar a utilização de consumíveis, a capacidade da AIO é crítica desde que eses aparelhos estarão sendo utilizados em copiadoras monocromáticas e coloridas e fax.

A HP 2600 é aquilo que a HP gosta de se referir como “Tecnologia desruptida” (um novo produto que obriga os competidores a realizar algumas emendas à sua programação, correndo o risco de ficar para trás). Por menos de $300, esta impressora colorida de 8ppm é uma oferta tentadora. Diferente da 2550, ela é alvo de pequenas empresas, que procuram “coloridas profissionais” de melhor qualidade. Na terminologia da HP, é direcionado para os usuários “altamente coloridos”. Também é seu primeiro comunicado a utilizar o símbolo do toner colorido ColorSphere.

O que é ColorSphere? ColorSphere é a marca registrada para a sua “terceira geração de processos de imagem colorida”. Obviamente, a HP está tentando criar maior reconhecimento pelo cliente de seu toner colorido para infundir um ponto de referência para qualidade e proteger sua fatia no mercado. Em informes internos publicados, a HP deixa isto bem claro, tratando as deficiências dos remanufaturados em toners pulverizados e suas superioridade do toner químico em produzir “cor verdadeira”, em termos de características de carga, fluidez, eficiência, nível de emplilhamento, etc… Para o remanufaturado poder competir, devemos incluir dados em nosso CPT de alta qualidade, para combater a propaganda de marketing da OEM.

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