A cultura exportadora nas empresas

A cultura exportadora nas empresas

Mais uma vez o Paraná segue liderando o crescimento das exportações. No primeiro trimestre de 2013, as exportações aumentaram 43 % em relação à 2012, número recorde desde o primeiro trimestre de 2010. Estes números devem-se à crescente exportação de grãos para Ásia, mas não são só as commodities que lideram o ranking de vendas ao exterior no norte do Paraná.

A Masterink, líder de mercado na fabricação de equipamentos para recarga de cartuchos de impressora, segue aumentando o volume de exportações desde 2010, quando começou a atuar no comércio exterior, atendendo hoje 36 diferentes países.

Este sucesso deve-se à cultura exportadora da empresa e à mentalidade internacional dos dirigentes, que não se sentem intimidados mediante aos desafios e as dificuldades. Ao contrário, são ativos em seus contatos internacionais, visitam outros mercados e querem ter contato direto com seu distribuidor em outro país.

Mas se há alguma coisa que distingue a Masterink de seus concorrentes é a crença profunda em que é possível desenvolver as exportações com trabalho, dedicação e esforço. A exportação não é coisa fácil nem sem riscos. Mas pode trazer grandes oportunidades para a empresa. Estar atento ao que está acontecendo e manter-se atualizado as novidades do mercado é muito importante.

Também é importante ser flexível, estar disposto a considerar a possibilidade de fazer pequenas mudanças nos produtos. A Masterink adaptou embalagens e serviços para melhor atender as preferências dos clientes externos. O diferencial é a chave para ter sucesso no mercado internacional, é necessário a empresa oferecer vantagens dos produtos e serviços que já têm.

Finalmente ter a consciência de que os bens mais importantes do capital ativo da empresa são os clientes. E estes devem ser tratados como tal.

Assista abaixo a reportagem da Masterink na RICTV, afiliada Rede Record em Maringá:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *